Menu
in

The Muppets | 1×10 – Single All the Way

“A vida é um jogo de xadrez. E qual é a peça mais poderosa do tabuleiro? O camarão!”

Pepe, o Rei dos Camarões

Em clima de Natal, The Muppets se despede de 2015 e da primeira parte de sua temporada. Porém, com tantas dúvidas pairando no ar, se torna difícil afirmar com precisão se será necessário continuar assistindo aos novos episódios ou se é melhor também se despedir da série.

Quanto às qualidades técnicas não restam dúvidas, o seriado se sobressai em relação a inúmeros outros programas de televisão. É impressionante ver a competência da equipe para fazer o público acreditar se tratar de personagens reais, em vez de meras marionetes.

Há alguns anos, não seria possível, por exemplo, mostrar Scooter tirando a sua blusa de frio, ou o extravagante pedido de desculpas de Miss Piggy, em Walk the Swine. A evolução da manipulação dos fantoches foi enorme, não há cabos ou mãos visíveis, mas isso não basta para prender a atenção dos espectadores.

Um dos pontos mais oscilantes dessa temporada de estreia foi a participação de celebridades. Poucas foram realmente engraçadas e memoráveis, grande parte poderia ter sido cortada sem grandes prejuízos para a história ou para o desenvolvimento dos personagens.

The Muppet Show (1976-1981), por outro lado, sabia muito bem como aproveitar seus convidados. Cada um deles era utilizado em diversos segmentos do episódio, seja cantando, participando de esquetes, fazendo brincadeiras com os personagens, ou, em alguns casos, todas essas opções.

Mindy Kaling é uma ótima comediante e poderia ser uma adição incrível ao mural de participações especiais, no entanto, sua única função é tentar cantar uma música natalina e não há qualquer envolvimento maior com alguma das muitas tramas de Single All the Way.

Outro problema recorrente tem sido a ausência de coesão e coerência na narrativa. São tantos pedaços de histórias espalhados em cada capítulo a ponto de se tornar impossível criar uma linha lógica e clara entre elas. Muitas são apenas cenas soltas e aleatórias, sem um propósito maior.

Nesse episódio, temos três: o término do namoro de Fozzie; o amigo secreto de Yolanda; e Sam tentando beijar Janice debaixo do visco. A primeira, na realidade, não passa de um pretexto para trazer à tona a separação de Miss Piggy e Kermit, pois Becky sequer aparece no desenrolar da trama; e as demais servem apenas para ocupar todos os vinte e dois minutos.

Por retomar e dar prosseguimento à história de Piggy e Kermit, os roteiristas acabam ganhando alguns pontos, afinal, os dois pertencem um ao outro e quanto antes anteciparem a reconciliação deles, melhor será para o público, tão acostumado com suas brigas e desavenças.

Logo, ver Kermit, após dez episódios, assumindo ainda ter sentimentos pela ex-namorada e a breve reação dela, ao final do episódio, quando estão todos na taverna do Rowlf, incluindo Denise, compensam um pouco a falta de equilíbrio nesse malabarismo de arcos dos roteiristas.

Quando a anunciou, a ABC descreveu The Muppets como uma série sobre os bastidores de um programa de entrevistas noturno, o Up Late with Miss Piggy. No entanto, dez episódios depois, pouco vimos desse lado televisivo e as confusões ocorridas no escritório poderiam acontecer em qualquer outro local.

A metalinguagem foi um dos grandes diferenciais dos Muppets e os dava uma enorme liberdade para brincar com quem estava assistindo às suas produções. Em certo momento de Muppets: O Filme (1979), a banda Desordem Elétrica diz: “Nós lemos o roteiro e descobrimos que precisávamos vir para cá,” além de mostrar todos os Muppets reunidos para assistir ao próprio filme.

Com apenas mais seis episódios, talvez seja a chance da equipe liderada por Bill Prady de abandonar as entrevistas individuais, as quais já estão sendo gradativamente ignoradas, e se arriscar mais no território da metalinguagem, buscar quebrar a quarta parede e mostrar de verdade como seriam os bastidores de um programa comandado pela turma de Kermit.

Bright“, canção da banda convidada Echosmith, diz o seguinte: “Eu acho que o universo está ao meu lado. Céu e Terra finalmente se alinharam. Os dias são bons e assim deveriam ser.” Esperamos ver essas palavras ecoando pelo fim da temporada e ver The Muppets brilhando tão forte quanto uma estrela cadente.

Obs. #1The Muppets volta com novos episódios em 02 de Fevereiro de 2016, nos Estados Unidos.

Obs; #2: Yolanda e Chip deveriam ser indicados aos prêmios de melhores coadjuvantes do Emmy®!

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile