“Sabe qual é o seu problema? Você pensa que todo esse mundo gira em torno de você. Mas não gira! Gira em torno da Lua! E é por isso que nós temos inverno.”
Floyd
Uma das principais características das produções estreladas pelos Muppets é a participação de celebridades. Há aquelas representando versões ficcionais de si mesmas, há aquelas interpretando algum personagem inédito, mas as melhores são sempre aquelas com a intenção de se divertir e abraçar de verdade esse mundo dos fantoches.
Reese Witherspoon no episódio passado, por exemplo, não teve medo de entrar na brincadeira, e nesse, The Ex-Factor, Kristin Chenoweth repete a proeza em uma das tramas mais engraçadas e divertidas já apresentada por The Muppets. Sua interação com a banda Desordem Elétrica é pura perfeição e gera ótimas piadas.
O fato da banda ficar em destaque também favorece o episódio, além de trazer um novo ar, pois, Doutor Dentuço, Janice, Floyd, Zoot, Lips e Animal sempre acabam como meros coadjuvantes, quando, na verdade, possuem um ótimo potencial cômico a ser explorado pelos roteiristas da série.
Apesar de clichê, a ideia da garota nova e responsável por causar brigas internas em uma banda é muito bem utilizada porque Chenoweth faz um excelente trabalho atuando como uma observadora e questionadora das confusões do grupo durante a viagem no ônibus para o aniversário de casamento dos pais de Floyd.
Chenoweth, aliás, é a grande força motriz do episódio. Sua aparição no Up Late with Miss Piggy leva Denise – sim, a namorada de Kermit voltou após um grande sumiço – a um surto de loucura momentâneo; e traz à tona mais uma vez o assunto da separação de Miss Piggy e Kermit.
Desesperado e sem ideias para aniversário de Denise, Kermit recorre à diva dos presentes e sua antiga namorada, Miss Piggy, para ajudá-lo a escolher o presente ideal para a atual. E claro, embora a porquinha queira manter a amizade com o sapo, ela não poderia deixar de dar uma “lembrancinha” para ele.
É curioso notar o quanto os roteiristas estão tratando Denise de forma descartável. A notícia sobre a separação de um dos casais mais queridos foi um choque para muitos, porém, logo se percebe o quão passageira essa fase pode ser para os dois.
Não há um grande propósito por trás da nova namorada de Kermit. Ela poderia se tornar uma nova arquirrival de Piggy, e convenhamos, não seria nada difícil de acontecer. No entanto, o roteiro a ignora. Durante a sua ausência ela sequer foi mencionada, e nas duas vezes em que apareceu, não houve um esforço de fazê-la cativar o público.
Ia ser interessante ver uma oposição entre as duas porquinhas; ou ver Piggy lutando para reatar com Kermit, afinal eles foram feitos um para o outro. Não há motivo para nos preocuparmos com Denise, seja de forma positiva ou negativa, pois ela não passa de um elemento a mais no roteiro, e sabemos que em breve, ela deve se tornar uma carta fora do baralho.
Miss Piggy, aliás, se mostra a personagem mais interessante de se acompanhar no grupo e cuja evolução no decorrer dos episódios é a mais nítida. Enquanto no início do seriado sua participação era bem mais contida, agora, é ela quem rouba a cena todas as vezes. A expressão dela para Chenoweth ao final de “I Could Have Danced All Night” é estupenda.
Se por um lado a série ganha muitos pontos ao se livrar de uma terceira história nesses vinte e dois minutos, ainda que signifique cortar Fozzie, e distribuir esse tempo de tela melhor entre as outras duas, ainda é preciso trabalhar na coerência. Em um momento, há flertes entre Janice e Sam, e no outro, a guitarrista está em um relacionamento – ou quase – com Floyd.
The Ex-Factor, em termos de história, é o mais leve e engraçado, provando o quão é desnecessário fazer os Muppets utilizarem humor adulto e pesado para tentar fazer o público rir. Se há uma fórmula a ser repetida no futuro, é essa na qual tanto as histórias quanto os personagens podem brilhar como devem.
Obs. #1: Onde baixa o tradutor de linguagem feminina da Yolanda?
Obs. #2: Pobre Kermit, nenhuma de suas pinturas salvaram.
Obs. #3: Pobre Scooter, perdeu o seu lugar feliz.
Obs. #4: Chip voltou! E ele não sabe o que fazer com seus olhos quando não está no computador…