Umas férias na Itália cairiam muito bem agora, não é mesmo? E apesar da situação mundial impedir esse plano de se concretizar, o Pixar Animation Studios promete nos levar em uma belíssima viagem pelo país com o seu vigésimo quarto longa-metragem. Mas antes de embarcar para a costa italiana nesta sexta-feira, 18 de Junho de 2021, que tal saber tudo sobre Luca?
Nesta comovente história sobre amizade e sair da sua zona de conforto, dois amigos vivem o verão mais importante de suas vidas. Segundo o diretor Enrico Casarosa, “este é um filme sobre as amizades que nos mudam e uma carta de amor aos verões da juventude (…), quando você está se descobrindo.“
Em uma pequena cidade costeira da Riviera Italiana, Luca, um garoto tímido de 12 anos com uma grande imaginação, está experimentando aventuras inesquecíveis ao lado de Alberto, o seu mais novo melhor amigo. Eles, porém, guardam um segredo: são monstros marinhos disfarçados de humanos. E caso esse disfarce seja revelado, eles correm um imenso perigo.
Casarosa nasceu e cresceu em Genoa, uma cidade portuária da Itália. E Luca surgiu de suas próprias lembranças da infância – inclusive a parte de conhecer um menino encrenqueiro chamado Alberto aos 12 anos. De acordo com Casarosa, a amizade com Alberto fez com que ele criasse coragem para seguir carreira na animação. Eles são amigos até hoje.
“Essa é uma história profundamente pessoal, não apenas por se passar na Riviera Italiana onde cresci, mas por ter em seu núcleo uma celebração da amizade. Amizades infantis podem definir quem queremos ser e esses laços são o coração dessa trama,” revela o diretor. “Além da beleza e do charme do litoral italiano, nosso filme terá uma inesquecível aventura de verão que vai mudar fundamentalmente Luca.”
Outra importante influência foram as animações japonesas. Durante a década de 1980, era comum os canais de televisão italianos passarem muitas produções do Japão. Casarosa cresceu assistindo a essas obras e logo se apaixonou pelo Studio Ghibli. O trabalho de Hayao Miyazaki se tornou uma grande referência para o diretor e isso se reflete no projeto.
Todas essas memórias e influências se misturaram com as lendas dos pescadores italianos sobre monstros e criaturas tenebrosas, criando o aspecto fantasioso do filme. “Eles encontravam um ótimo local para pescar e não queriam dividi-lo com ninguém, então eles inventavam essas histórias assustadoras,” comenta Casarosa.
“Monstros marinhos, na verdade, são uma metáfora sobre se sentir diferente ou excluído,” aponta o diretor. “Eu amo a ideia de todos os nossos personagens se sentirem diferentes ou incomuns, de uma forma ou outra. Luca e Alberto querem muito fazer parte desse outro mundo, mas eles temem não serem aceitos como são. E mesmo assim, eles amam serem monstros marinhos.”
As criaturas marinhas foram inspiradas por antigos mapas, entre eles o Carta Marina da época da Renascença, e esculturas espalhadas pela Itália, assim como ilustrações científicas de peixes da região e desenhos de dragões e serpentes do Japão.
Os artistas do estúdio buscaram criar personagens verossímeis, atraentes e, principalmente, expressivos, pois toda a história gira em torno de uma amizade crescente entre Luca e Alberto. Quando completamente secas, as criaturas marinhas ganham aparência humana. “É uma camuflagem e explica o porquê dos monstros marinhos nunca terem sido notados neste mundo,” observa Casarosa.
Durante a campanha de divulgação de La Luna (2012), Casarosa comentou, para a Entertainment Weekly, sobre o seu apreço pela aquarela, técnica que sempre utiliza em suas ilustrações e influenciou muito o visual do curta, que marcou a sua estreia como diretor e foi indicado ao Oscar®. E com Luca não foi diferente.
“Queríamos trazer calor, textura e qualidade artesanal para o filme. Nós queríamos capturar as cores vibrantes – os belos azuis do mar e do céu. E nós realmente aumentamos a saturação desse filme. Adoro dar um toque orgânico para o visual – como uma pintura ou um esboço – sem deixar de ser envolvente e detalhado,” explica Casarosa.
E para materializar essa ideia, a equipe visitou a Riviera Italiana e os locais onde Casarosa passou a infância, além de estudar os filmes e as músicas italianos das décadas de 1950 e 1960 – época na qual o filme se passa –, consultar historiadores e analisar as ilustrações do diretor, com traços mais simplificados.
Para Casarosa, era importante fugir do aspecto realista e incorporar elementos mais artísticos e estilizados, principalmente para destacar ser uma história do ponto de vista de uma criança. Por isso, os personagens têm uma aparência mais caricatural e se movimentam de forma mais cartunesca. Essa abordagem de “imperfeição” foi utilizada em todas as etapas de produção.
Jacob Tremblay (Extraordinário) e Jack Dylan Grazer (Shazam!) encabeçam o elenco de vozes originais, como Luca Paguro e Alberto Scorfano, respectivamente. A novata Emma Berman interpreta Giulia Marcovaldo, a garota que Luca e Alberto conhecem quando visitam Portorosso. E o italiano Saverio Raimondo empresta a sua voz ao valentão da cidade, Ercole Visconti.
Completam o elenco: Maya Rudolph como Daniela Paguro, a mãe de Luca; Jim Gaffigan como Lorenzo Paguro, o pai de Luca; Marco Barricelli como Massimo Marcovaldo, o pai de Giulia; Sandy Martin como Vovó Paguro; Sacha Baron Cohen como Tio Ugo; Gino La Monica e Giacomo Gianniotti como pescadores locais.
No Brasil, apenas três nomes foram anunciados. Claudia Raia dubla a Signora Mastroianni, enquanto a sua filha Sophia Raia é Chiara. Luis Miranda empresta a sua voz ao Tio Ugo.
Luca tem direção de Enrico Casarosa e produção de Andrea Warren (Lava, Carros 3). Pete Docter (Divertida Mente), Peter Sohn (O Bom Dinossauro) e Kiri Hart (Star Wars: Os Últimos Jedi) são os produtores executivos. O roteiro foi escrito por Mike Jones (Soul) e Jesse Andrews (Eu, Você e a Garota que Vai Morrer). Dan Romer (Indomável Sonhadora) compôs a trilha sonora.
O longa-metragem estreia nesta sexta-feira, 18 de Junho de 2021, exclusivamente no Disney Plus.
Trailer dublado de Luca
Situado em uma bela cidade litorânea na Riviera italiana, Luca é uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de vespas. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, Alberto, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.