O ano letivo da “Universidade Monstros” começa oficialmente em 21 de Junho. Muito antes mesmo das cartas de aceitação serem enviadas, os cineastas da Pixar Animation Studios já pegavam pesado no trabalho. Antes dos animadores começam a aperfeiçoar o pelo azul de Sulley ou criar o que parece ser uma variedade interminável de escamas coloridas para uma universidade com diversos monstros, a equipe de história já estava ocupada criando a base para o filme.
“Nós trabalhamos na história por cerca de três ou quatro anos em ‘Universidade Monstros’”, conta Kelsey Mann, supervisor de história. Mann comanda uma equipe de artistas de storyboard, cujo papel é simular visualmente através de desenhos o que está acontecendo exatamente em um filme, quando a trama começa a tomar forma. Mann descreve seu trabalho como uma “sombra” da idéia daquilo que o diretor Dan Scalon quer para o filme, ou, em última análise, a quase criação de uma história em quadrinhos do que o produto final irá parecer.
Para obter todos os detalhes sobre a aparência e as sensações dos cenários e que histórias podem ser encontradas lá, a equipe de história começa a sua pesquisa o mais cedo possível. “Metade do nosso trabalho é o que fazemos antes de chegarmos ao script. A outra metade é a execução da encenação do mesmo,” detalha Mann sobre o processo.
Algumas produções da Pixar levaram escritores às Terras Altas escocesas, outros aos esgotos de Paris, outros sob o mar. Desta vez, Mann e equipe encontram-se de volta à escola. Se “Universidade Monstros” se assemelha à sua alma mater, esta era exatamente a intenção deles: “Fizemos um monte de viagens a diferentes universidades e faculdades, apenas termos algumas ideias e tentar capturar a sensação daquele lugar.”
Além de serem capaz de construir fisicamente a “Universidade Monstros” do zero e estabelecer a sua aparência, a pesquisa da equipe e memórias pessoais ajudaram a estabelecer a experiência emocional dos monstros que estariam apenas começando seu primeiro ano na escola do susto.
“Muito do que fazemos é pesquisa externa e, então, fizemos um monte de pesquisas internas, nas quais repensamos nossas próprias experiências quando fomos para a faculdade. Conversamos bastante na sala de história sobre o que passamos, como nos sentimos e o que pensamos naquela época, e tentamos trazer esses elementos verdadeiros da vida para o roteiro.”
Essa pesquisa “interna” auxiliou a equipe a identificar o que poderia estar acontecendo na cabeça dos dois jovens monstros chegando a um novo lugar cheio de novos colegas (literalmente) assustadores. Mike Wazowski e James P. Sullivan nem sempre foram os maiores assustadores vistos em “Monstros S.A.”, e o atribulado início acontece em UM.
Apesar de a dupla vir de um mundo muito diferente, cheio de monstros, Mann e equipe tomaram uma rota decididamente humana com as emoções dos dois alunos ingressantes. “Foi ótimo retornar a estes personagens, vê-los e ser capaz de imaginá-los em uma idade mais jovem. Onde eles começaram, de onde eles vêm?”
Em adição a definir o que realmente acontece na animação – as cenas, aparência, as personalidades e os arcos de personagens – os milhares de esboços estabeleceram cada tomada de “Universidade Monstros”. “Fizemos um total de 227.246 desenhos, o que é muito,” comenta Mann com orgulho; o maior número para um filme da Pixar, até o momento. Estas ilustrações são posteriormente agrupadas em um rascunho do longa-metragem final: “Nós os editamos juntos e adicionamos efeitos sonoros, música e áudio temporários e exibimos na tela grande, para ver como o filme está ficando.”
Veteranos da Pixar, como Pete Docter, diretor de “Monstros S.A.”, e John Lasseter, Chefe Criativo do estúdio, faziam comentários em reuniões mensais para garantir que a história inicial de Mike e Sulley está seguindo o caminho certo. Isso significa uma grande quantidade de revisões, reescritas, e redesenhos. “Quando você está na história, você não pode se contentar com qualquer desenho, pois você está apenas à procura do desenho certo, mesmo que tenha que refazê-lo diversas vezes”, explica Mann.
No entanto, nem todos estarão de volta à prancheta de desenho, às vezes o aspecto de um storyboard antigo terá exatamente o momento certo: “Há uma cena em que Mike está fazendo essas caretas muito específicas, e me lembro [do diretor Dan Scanlon] sempre verificando as ilustrações e tentando obter a sensação capturada ali.”
Até a cauda da Diretora Hardscrabble (dublada por Helen Mirren) não foi facilmente acertada. Escritores tiveram que testar diferentes ideias para chegar ao que faria uma reitora do susto… assustadora. “Diretora Hardscrabble era, originalmente, um homem, e ele chegava, gritava e gritava, porém, não te intimidava. É um tipo de julgamento reservado e silencioso que realmente causa os arrepios na espinha”, diz Mann a respeito de um de seus personagens favoritos.
Anos depois de começarem a formularem ideias, alguns artistas de história ainda estão a bordo para a produção, enquanto os cineastas aperfeiçoam o que querem de cada personagem. O objetivo final, entretanto, é ter criado um plano sólido – um mapa do longa em sentimento, aparência, e, especialmente, de coração – a fim de fornecer a espinha dorsal ao produto acabado. “Se trouxermos um pouco de nós mesmos para o filme, então, acredito que outras pessoas podem enxergar e podem notar isso, e poderão se identificar com aquilo que mais se assemelha a elas.”
“Como Tudo Começou”:
Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável, mas nem sempre foi assim. Desde o momento em que esses dois monstros incompatíveis se conheceram, eles não se suportam. “Universidade Monstros“ revela o segredo de como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos.
Gritando com risadas e diversão, “Universidade Monstros“ é dirigido por Dan Scanlon (Carros, Mater and the Ghostlight, Tracy) e produzido por Kori Rae (Up – Altas Aventuras, Os Incríveis, Monstros S.A.). O filme chega aos cinemas nos EUA em 21 de junho de 2013, e será apresentado em Disney Digital 3D™ em salas selecionadas.