O anúncio de que “Valente”, nova animação da Pixar, será protagonizado por uma princesa casou certo receio nos fãs. Existia uma grande chance de o estúdio criar outra personagem cliché, ou desenvolver uma estória única de contos de fada, devido à reputação criativa do mesmo. O novo longa-metragem, porém, ignora a trama da herdeira apaixonada e focará no relacionamento mãe-filha.
A dica de que isso acontecerá veio em um trecho de uma reportagem da revista TIME, a responsável por mostrar os bastidores da produção do animado. O parágrafo ressalta a diferença de Merida em relação às outras princesas da Disney.
A princesa escocesa e medieval, de “Valente”, Merida, quase nunca usa roupas de princesa. Ao invés, ela cavalga em um cavalo e pratica arco e flecha. A mãe dela, Rainha Elinor, insiste que ela siga a tradição e permita que os primogênitos dos líderes do reino disputem sua mão em casamento. Mas, Merida não conta à sua mãe que ela escolherá seu próprio marido, como algumas princesas fazem nos filmes. Este é um conto de fadas sem romance. Merida conta a ela que não se casará com ninguém. Depois, ela luta com ursos. E, como todas as adolescentes, ela luta com sua mãe.
~ Trecho traduzido do artigo da revista TIME.
“Valente” nos dará uma teimosa garota que briga constantemente com sua mãe, o que acontece com muita frequência da vida das jovens. O grande diferencial da Pixar é, mesmo se passando em circunstâncias extraordinárias e em mundos imaginários, não ofuscar seus personagens. Enquanto “Os Incríveis” era sobre uma família de super-heróis, não era sobre super-heróis, era sobre a família. Da mesma forma, acontecerá com Merida e Rainha Elinor.
Brenda Chapman, a idealizadora do projeto, inspirou-se na relação com a própria filha. “Eu tenho uma filha incrível, e ela tem um temperamento muito forte, assim como eu,” diz Chapman. “Ela compete comigo pela atenção pai dela. Eu estava pensando: Como será quando ela for adolescente?”.
Apesar de serem da nobreza, Merida e Elinor passam pelos mesmos problemas de uma família “comum”. E esse pode ser o sucesso de “Valente”. O estúdio sabe a importância de se conciliar uma boa estória e tecnologia, mesmo que isso não garanta as boas vendas de brinquedos inspirados na fábula da princesa arqueira.
O primeiro conto de fadas da Pixar, “Valente”, chega aos cinemas brasileiros em 20 de Julho de 2012.
Trailer dublado de “Valente”:
Desde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através de gerações pelas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em “Valente” (Brave), um conto de fadas se une à uma sombria jornada quando a corajosa Merida (voz de Kelly Macdonald) confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais.
Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira filha do Rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da Rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a conquistar o seu próprio caminho na vida, Merida desafia um costume antigo e sagrado para os senhores da terra: o grande Lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o mal-humorado Lord Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o briguento Lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane).
As ações de Merida inadvertidamente desencadeam o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre à uma bruxa velha excêntrica (voz de Julie Walters) para obter ajuda, a ela é concedido um desejo malfadado. O perigo subsequente força Merida a descobrir o significado da verdadeira bravura, a fim de desfazer a maldição bestial antes que seja tarde demais.
“Valente” (Brave) da Disney·Pixar, chega em Junho de 2012 aos cinemas dos Estados Unidos, e em 20 de Julho de 2012 ao Brasil, podendo sofrer alterações na data.
Fonte: Time Magazine. Via The Pixar Times.