Parece que escutaremos falar de “Frozen: Uma Aventura Congelante” (2013) por um bom tempo. O quinquagésimo segundo filme de animação do Walt Disney Animation Studios, ganhou espaço no teatro do Walt Disney Studios para que todos lembrem, além de ser mais uma grande renda para a empresa, a importância de seu impacto na história da animação.
No dia 12 de Setembro, houve uma grande celebração para os funcionários em frente ao teatro. Lá estavam presentes o CEO da The Walt Disney Company, Bob Iger; o presidente da Walt Disney Studios, Alan Horn; o vice-presidente executivo e diretor geral da Walt Disney Animation Studios, Andrew Millstein; os diretores do filme Jennifer Lee e Chris Buck, e o produtor Peter Del Vecho.
Conforme mencionado, foi feita uma celebração especial do lado de fora do teatro para homenagear o grandioso sucesso do longa-metragem. Como parte do discurso para o evento, Alan Horn disse “Animação é o DNA básico desta empresa. Nos últimos meses, um fenômeno que todos nós sabemos aconteceu – este fenômeno é ‘Frozen’. Estamos muito orgulhosos deste filme, porque seu sucesso e qualidade são completamente consistentes com os valores que compartilhamos e nos preocupamos na Disney.”
Depois, os diretores e produtor do filme se juntaram para apresentar a nova marquise do teatro do Walt Disney Studios, com a imagem das irmãs Elsa e Anna de mãos dadas. O diretor Chris Buck disse “Alguns dos melhores filmes da história foram feitos por Walt Disney e os ‘Nine Old Men’. O fato de ‘Frozen’ ter seu lugar aqui no estúdio, tão perto do prédio de animação onde diversos de seus filmes foram feitos, é especialmente significante para mim, porque comecei minha carreira lá. Os clássicos feitos naquele prédio nos inspiraram enquanto estávamos produzindo ‘Frozen’, e nos sentimos muito abençoados de fazer parte do rico legado do estúdio.”
Ao que Chris falou, Jennifer adicionou “‘Frozen’ só podia ter sido feito aqui. O sonho de fazer um clássico da Disney moderno nos moveu. Somos tão gratos que todos nossos colegas da empresa levaram ‘Frozen’ para seus corações, dando apoio e todo seu suporte, dedicação e o cuidado que eles tiveram com o filme foi sem igual.”
Peter completou: “Nós sempre soubemos que este filme era especial para nós e não sabíamos que ele seria tão grande. Obrigado Bob Iger e Alan Horn não somente pela sua liderança, mas também pela paixão e por acreditarem no filme deste o começo. E também quero agradecer John Lasseter e Ed Catmull, junto com Andrew Millstein por criarem um estúdio onde a arte e as pessoas podem florescer.” Ao final da cerimônia, Andrew disse “O sucesso de ‘Frozen’ pertence a todos da Walt Disney Company. É incrível ver e sentir com quanto amor foi abraçado, e é realmente uma das coisas que faz a Disney ser o que é.”
Para quem não sabe, o teatro do Walt Disney Studios homenageia clássicos do estúdio que tiveram contribuições para a arte e para a animação. Os filmes que já passaram por esta grande homenagem foram “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), “Fantasia” (1940), “Pinóquio” (1940) e, agora, “Frozen: Uma Aventura Congelante”. Isso só mostra que, após setenta e cinco anos, com o advento da tecnologia, a tradição das animações da Disney continua.