Nessa terça-feira, 09 de Junho, o site USA Today conversou com a dupla de diretores de Zootopia – Byron Howard (Enrolados) e Rich Moore (Detona Ralph) – e com os intérpretes dos protagonistas: Jason Bateman, como o raposo vigarista Nick Wilde; e Ginnifer Goodwin, a coelha Judy Hopps. Misturando o antropomorfismo de Robin Hood (1973) com o tom de comédia de 48 Horas (1982), o próximo filme do Walt Disney Animation Studios mostrará que até inimigos naturais podem se tornar amigos, quando eles precisam um do outro.
Para Nick, cujos olhos sonolentos refletem sua natureza conivente, os cineastas queriam uma voz astuta e que pudesse trazer um lado sincero e engraçado, segundo Moore. E a escolha de Bateman foi imediata. “Ele é esperto, intrigante e sarcástico, o que eu tenho feito desde que eu tinha doze anos. Estupidamente perguntei: ‘Que tipo de voz vocês querem que eu faça?’ E eles apenas me olharam como se eu fosse um idiota e disseram: ‘Basta fazer o que você faz. Basta falar’,” disse Bateman.
A metrópole de mamíferos Zootopia foi idealizada pela equipe depois de meses de pesquisa comportamental e um safari africano, e inclui bairros como Tundratown e Sahara Square, mas Judy vem do subúrbio de Burrows, onde ela deixa a vida na fazenda para fazer algo de sua vida como uma policial da cidade grande. “Goodwin traz doçura, grande senso de humor e um enorme coração para Judy. Ela é uma mistura de Pollyanna com Furiosa,” comenta Moore, referindo-se à personagem de Charlize Theron em Mad Max: Estrada da Fúria.
“Todos têm chamado Judy de fofa durante toda a sua. E ela é um pouco sensível sobre isso,” revela Howard, mas Goodwin reforça que ela não será subestimada. “Ela é uma boa garota. As pessoas confundem gentileza com ingenuidade ou estupidez. Ela não é uma coelha burra,” argumenta a dubladora. “O mundo de Zootopia é completamente imersivo, assim como a Disneyland. Esse filme está implorando para uma divisão inteira nos Parques,” brinca Goodwin.
Quando Zootopia chegar aos cinemas – em 03 de Março de 2016, no Brasil – Francesca, a filha de oito anos de Bateman, deverá ser a primeira na fila. “Outro dia, eu mostrei o teaser a ela no meu computador. E ela me olhou assim: ‘Então, foi por isso que você desapareceu… Na verdade, você fez algo que eu realmente gostei.’” conta Bateman.
A moderna metrópole mamífera de Zootopia é uma cidade como nenhuma outra. Composta por bairros-habitats, como o pomposo Sahara Square e o gelado Tundratown, é um caldeirão onde os animais de todos os ambientes vivem juntos – um lugar onde não importa o que você é, seja um grande elefante ou um minúsculo musaranho. Porém, quando a policial Judy Hopps chega, ela descobre que não é tão fácil ser a primeira coelha em uma força policial de grandes e durões animais. Determinada a se destacar, ela agarra a oportunidade de desvendar um caso, mesmo que isso signifique uma parceria com Nick Wilde, um raposo vigarista e de fala rápida, para resolver o mistério.